terça-feira, 9 de março de 2010

distúrbios alimentares


Oi gente! Bom como vocês já sabem todos os anos tem a feira de ciências (perca de tempo em minha opinião), esse ano eu vou falar sobre distúrbios alimentares e como eu achei interessante eu resolvi fala sobre esse assunto.

Vocês sabiam que, o maior índice de mortalidade de todos os tipos de transtornos mentais, são os distúrbios alimentares? Pois é, levando a morte em cerca de 10% dos pacientes.

Anorexia, bulimia, ortorexia e a obesidade foram os escolhidos para essa postagem. Mais eu vou fazer por partes por que é uma matéria bem chatinha de fazer então hoje eu vou falar só da anorexia

Anorexia:

O crescimento de sites a favor dessas doenças tem deixado muitas pessoas preocupadas, defendendo que essas doenças não são doenças e sim um “estilo de vida”.

Chegando a ganhar até apelidos carinhosos. Em alguns sites ensinando a esconder esse problema dos familiares. O que parece loucura ou mera frescura para muitos é um problema que deve ser levado a sério gente a anorexia MATA!

A anorexia nervosa chega a matar cerca de 150 mil pessoas por ano.

As mulheres são as principais vitimas dos transtornos alimentares.

Mais de 90% dos pacientes de anorexia e bulimia são do sexo feminino. Elas também são a maioria entre quem tem compulsão alimentar, embora tendo um numero considerável de pacientes homens , por volta de 30%.

Anorexia Nervosa:

Preocupação extremamente exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves.

Causada por diversos fatores: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância.

A parte mais triste da anorexia é que aqueles que têm não enxergam.

Sintomas da anorexia Nervosa:

  • Agir como se não tivesse fome, pulando algumas refeições ou comendo quantidades mínimas. Somente em fases adiantadas da doença a pessoa deixa de comer por completo.
  • Apresentar inúmeras desculpas para não comer, ou assumindo dietas inadequadas.
  • Mostrar preocupação excessiva com alimentação dos outros.
  • Pesar-se com freqüência.
  • Irritar-se quando familiares e amigos questionam a sua forma de se alimentar.
  • Exercitar-se excessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário